terça-feira, fevereiro 28, 2006

Carta aberta aos comunicadores

Cláudio Weber Abramo publicou em seu blog, A COISA AQUI TÁ PRETA, uma "Carta aberta aos comunicadores" bastante útil para todos os blogueiros, neófitos ou não, principalmente aqueles responsáveis por blogs políticos, que é onde mais tem ocorrido "flame wars" e guerrilhas intermináveis na área de comentários, quase sempre deslizando para o baixíssimo nível.

Vale à pena ler o texto, vai um trecho aqui abaixo.

Nos casos dos ambientes mais permissivos, observa-se que parte dos comentaristas não é dotada de alfabetização suficiente para sequer compreender a notícia ou análise que foi veiculada, o que não os impede de escrever o que lhes dê na telha. O fato de vocês deixarem passar tais equívocos sem assinalação não ajuda ninguém.

É patente, ainda, que a permissividade induziu em muitos dos indivíduos que usam tais espaços a noção de que teriam "direito" de fazê-lo. Não têm. O direito de publicar seja o que for é do responsável, não de seus visitantes. Estes podem, se quiserem, desempenhar plenamente seu direito de expressão pelo simples expediente de abrir eles próprios seus veículos – e, depois, de suportar as conseqüências da publicação daquilo que vierem a veicular.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home